Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

"Como é uma galinha"

ebcoucinheira, 26.02.14

 

     Hoje os alunos da escola receberam a agradável visita das animadoras culturais do agrupamento. Desta vez, a Patrícia veio acompanhada pela Delfina, que apresentou a história do livro "Como é uma galinha", de Isabel Minhós Martins.

      Depois, propuseram a todos a invenção de uma história que tivesse como personagem principal uma galinha. Em conjunto com a Patrícia, criaram "A galinha vestidinho", um texto bem giro. Ora leiam:

 

     Há muito, muito tempo, numa capoeira na quinta do tio José, havia uma galinha chamada Vestidinho porque adorava vestidos bonitos e coloridos. Vestidinho era alta e elegante, com olhos pestanudos e penugem brilhante. Diziam ser a galinha mais bonita das redondezas e que era a única galinha de olhos azuis no mundo inteiro, havia muitas certezas!

     Na crista vermelha da cor do rubi, usava lacinhos e rendinhas de todas as cores e diziam que despertava amores.

     Num dia de sol brilhante, a caminho da costureira para provar um vestido para ir ao baile das aves, Vestidinho suspirava:

     - Quem me dera ter companhia para para o baile! De que valem lacinhos e vestidos tão bonitos se não tenho companhia?!...

     O raposo Manuel ouviu, disfarçou-se de galo matreiro e apresentou-se num discurso eloquente:

     - Olá menina bonita, não é por acaso a Vestidinho, a galinha mais formosa das redondezas?

     Vestidinho ficou da cor da sua crista, muito corada e envergonhada. O raposão continuou:

     - Dá-me a honra de me acompanhar ao baile das aves?

     - Acho que sim - respondeu Vestidinho, tímida e muito envergonhada.

     Na noite do baile, no palácio real, conversaram e divertiram-se imenso, dançando até a festa acabar. Quando chegou a hora de ir para casa, Manuel estava ansioso por contar o seu segredo a Vestidinho e perguntou:

     - Tu que és uma galinha linda e tão diferente, não tens medo de andar por aí sozinha? Pode vir alguma raposa...

     - Não! Sabes, vou confessar-te uma coisa… Até há algumas que são simpáticas, e até há uma que mora na floresta chamada Manuel , que eu gostava de conhecer, mas… - e fez uma pausa, com ar apaixonado - Onde é que já se viu uma galinha namorar com um raposo?...

     Foi aí que Manuel tirou o fato e mostrou quem era de verdade.

     A partir desse dia, Manuel não só passou a ser o namorado da Vestidinho, com todo o burburinho e desconfiança que isso causou, mas também - e para provar as suas boas intenções - tornou-se no guardião oficial da capoeira.

     Como prova do seu amor por Vestidinho e respeito pelas outras galinhas, prometeu tornar-se vegetariano.

 

     A partir deste texto, os alunos construiram a galinha Vestidinho, que foi exposta no Dia Aberto do agrupamento. Vejam como ficou bonita!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.