Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Clube do Pensamento

ebcoucinheira, 14.01.15

porquê.jpg

IMG_3035.JPG

       Na turma dos alunos de 2.º e 3.º anos, funcionou todas as semanas (enquanto a professora Benilde esteve ao serviço) o "Clube do Pensamento", um projeto desta professora, que teve lugar no horário correspondente à Oferta Complementar.

     Neste clube, não houve professora nem alunos, mas sim elementos de uma "comunidade de investigação".

     Utilizaram-se algumas estratégias características das sessões de Filosofia Para Crianças, que é um programa educacional que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as capacidades de verbalização do pensamento e aspetos cruciais da construção na comunicação, como o confronto de ideias e a reflexão em grupo.

     Partindo da leitura de alguns livros, da visualização de imagens ou vídeos ou da apresentação de determinadas situações ocorridas, os alunos formulavam perguntas sobre a história/situação, acabando por se escolher uma para se refletir em grupo. A opinião de cada aluno era registada e a professora assumia o papel de facilitadora, uma incentivadora da investigação, promovendo a que os alunos pensassem por si mesmos e expressassem os seus pontos de vista, fundamentando as suas posições com razões persuasivas, abstendo-se de apresentar ou indicar uma opinião correta, nem emitir juízos moralizantes, fazendo, ao invés, perguntas que suscitavam o diálogo ou solicitando que determinado participante explicitasse melhor a sua posição ou justificasse a sua opinião.

 

     Algumas das perguntas que surgiram:

- Por que é que venho à escola?

- Por que é que não posso fazer o que quero?

- Por que é que não podemos comer doces a todas as refeições?

- Por que é que ficamos tristes?

- O que é o bem e o mal?

- O que devemos fazer quando encontramos alguma coisa que não é nossa?

- Devemos ser amáveis com toda a gente?

- O que podemos fazer para nos autocontrolarmos?

- ...

IMG_2928.JPG

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.