Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

ebcoucinheira, 03.12.13

     Hoje comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para o lembrar e sensibilizar os alunos para a diferença, a professora Benilde leu à turma de primeiro e segundo anos, no âmbito da Educação para a Cidadania, a história "O pequeno trevo" de Ana Cristina Luz.

     Em seguida, dialogaram um pouco sobre atitudes a ter com as pessoas com deficiência, sobre alguns tipos de deficiência e sobre algumas condicionantes que estas pessoas têm de enfrentar no seu dia-a-dia (físicas e outras).

     Finalmente, para sentirem um pouco "na pele" as dificuldades por que poderiam passar, caso tivessem uma deficiência motora ou visual, experimentaram o seguinte desafio: desenharam uma casa no lado direito de uma folha de papel com a mão direita (uma vez que todos são destros) e, em seguida, tentaram copiar esse desenho utilizando a mão esquerda. Claro que logo uma grande risota se fez ouvir, enquanto tentavam fazê-lo o mais perfeito possível, mas o resultado foram desenhos com linhas muito tremidas!... Mas os risos foram ainda maiores quando a professora lhes propôs um desafio ainda mais difícil: virar a folha e desenhar uma vez mais a mesma casa, mas desta vez com os olhos fechados, como se fossem invisuais!... A maior parte dos desenhos ficaram irreconhecíveis!

     Apesar dos risos, todos demonstraram atitudes de respeito e não discriminação!

  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.