Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Gosto da escola!

Blogue da Escola Básica de Coucinheira. Para dar uma espreitadela ao que por cá fazemos e perceber por que razão gostamos tanto da nossa escola!

Aperfeiçoamento do texto do Lourenço e da Beatriz Matos

ebcoucinheira, 30.11.13

     A partir do texto "Gigões e Anantes" de Manuel António Pina, os alunos do 2.º ano escolheram imagens de partes do corpo de dois animais diferentes e, depois de as juntar, imaginaram ser aquela a personagem principal de uma história.

     Ligaram os computadores e, utilizando o processador de texto, escreveram a pares uma história.

     O texto escrito pelo Lourenço e pela Beatriz Matos foi mais tarde projetado no quadro e, com ajuda de todos, procedeu-se ao seu aperfeiçoamento, uma estratégia que pretende desenvolver a escrita de textos.

     Aqui está como ficou o texto, após a revisão:

 

O Peixilho e o Coexe

     Era uma vez um animal chamado Peixilho, que era uma mistura de peixe e coelho. Ele gostava muito de comer cenouras e peixes muito pequeninos.

     Era verão e o Peixilho foi à praia, onde encontrou o seu amigo Coexe, que era uma mistura de coelho e peixe. Eles foram ao mar nadar e encontraram o Etuy, o irmão do Peixilho.

     O Coexe encontrou uma cenoura debaixo de água e ficou admirado. Nunca tinha visto comida de coelho no mar! Já estava com fome, então apanhou-a e comeu-a inteira.

     - Nham, nham! Que delícia! – disse o Coexe.

     Os outros também já estavam a ficar com fome. Então, como viram um senhor na praia a vender gelados, foram ter com ele. O senhor ficou muito admirado ao ver aquelas criaturas tão esquisitas, mas eles foram tão simpáticos que ele ofereceu-lhes um gelado.

     De repente, o Peixilho e o Etuy lembraram-se que era o dia de aniversário do Coexe. Então, pediram-lhe para ele ficar um pouco pela praia e foram a correr a casa preparar uma festa surpresa. Convidaram rapidamente os melhores amigos do Coexe e foram chamá-lo à praia. Quando chegaram, todos gritaram:

     - Surpresa, amiguinho!